Integração Sensorial no TEA
A integração sensorial é um dos pilares para a autonomia e qualidade de vida de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Para muitos, o dia a dia é repleto de desafios invisíveis: sons que incomodam intensamente, texturas que causam desconforto, movimentos corporais que parecem difíceis de coordenar e os desejos da família quanto ao vestir – se, escrita ou mesmo o uso do banheiro aconteça e a criança não tem ainda habilidades, destreza, força, atenção compartilhada para executar as tarefas cotidianas.
A Integração sensorial diz muito sobre esses comportamentos e o quanto esses processamentos estão integrados e as informações sensoriais estão organizadas no cérebro.
Na integração sensorial dentro do Instituo SER buscamos intervenções e estratégias mais respeitosas e individualizadas.Nela as atividades sensoriamotoras ativas, são individualizadas em um jogo de desafios justos que apontam respostas para que a criança participe ativamente das atividades e tarefas.
São 8 sistemas sensoriais:
- Sentido vestibular:
A capacidade de interpretar a posição do corpo no espaço e os movimentos que ele realiza. Muitas ações do cotidiano estão ligadas a essas disfunções vestibulares: Realizar cópia do quadro ou da lousa, percepção espacial para escrever dentro da linha e pintar dentro dos espaços e também escrever a posição das letras corretas – coordenar os dois lados do corpo para usar garfo e faca ou subir uma parede de escalada – coordenar uma bola em um jogo
- Sentido proprioceptivo:
No sistema proprioceptivo a habilidade de perceber a posição e o movimento do corpo no espaço, sem a necessidade de usar a visão – consegue realizar ajustes corporais, tem graduação de força para tarefas como fechar a porta, dar um abraço, apertar a mão.Tem a percepção de trocar a roupa ou comer e tem um planejamento motor.
- Sentido tátil:
Permite que as pessoas interajam com o ambiente e os objetos de forma adequada para sua independência, permite manusear botões, velcro para o vestuário, fechar e abrir zíper. Colocar tênis e amarrar cadarços, encontrar objetos sem o uso das visão.
- Sentido visual:
Interpretar objetos, formas, cores, padrões ao nosso redor. Discriminar diferentes tamanhos de objetos, diferenciar letras e objetos e encontrar objetos em uma gaveta com diversos objetos.
- Sentido auditivo:
A intensidade desse som compromete o bem estar dessa pessoa
- Sentido olfativo:
Com muita intensidade o que faz com que a pessoa se afaste de alguns alimentos e lugares passando a ser indispensáveis.
- Sentido gustativo:
São os sabores que sentimos
- Sentido interoceptivo:
O sentido Interoceptivo afeta muito o desempenho das atividades básicas da pessoa. Essas dificuldades dizem respeito como entendemos e sentimos o que está acontecendo dentro de nós. Para muitos essas habilidades estão prejudicadas e causam desafios significativos como reações intensas à fome, chegando a ser dolorosa, não reconhecer quando estão cheios depois de comer, não sentem quando precisam ir ao banheiro.
Todos esses sistemas estão ligados às intervenções da Integração Sensorial pelo Terapeuta Ocupacional que precisa de um olhar diferenciado para cada criança ou adolescente e propiciar as melhores estratégias individuais para suas situações.
No Instituto SER realizamos as intervenções de Integração Sensorial com excelência.