Instituto SER – Escola Terapêutica Transdisciplinar

Instituto SER - Escola Terapêutica Transdisciplinar

A escola é, hoje, um espaço social de integração, de encontro, de aprendizado e de desenvolvimento intelectual e emocional. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 – estabeleceu, pela primeira vez, o direito de todos à educação. A conquista é bastante recente e ainda há um longo caminho para possibilitar e garantir o acesso a todas as pessoas. 

Dentro dessa perspectiva de inclusão, as Escolas Terapêuticas chegam com o propósito de oferecer educação, por meio de um olhar clínico individualizado, para crianças e adolescentes com diagnóstico de transtornos mentais. 

A atuação da Escola Terapêutica está centrada em olhar o sujeito participativo do contexto social escolar e coloca como ponto fundamental o diálogo clínico-escolar, criando vínculo e relação direta entre profissionais das áreas educacional e de saúde. 

Desse modo, é capaz de criar estratégias para atender a singularidade de cada criança e adolescente e inseri-los na certificação formal de escolaridade, contribuindo para seu desenvolvimento, aprendizado e autonomia. 

Para saber mais sobre como atua a Escola Terapêutica Transdisciplinar do Instituto SER, preparamos a entrevista a seguir. Acompanhe a leitura e veja como se deu a sua história, qual a metodologia e seus recursos profissionais para oferecer educação e inclusão, de forma singular, às crianças e jovens com transtornos mentais.

 

Como começa a trajetória do Instituto SER e como a Escola Terapêutica é incorporada à sua história como uma iniciativa em prol do desenvolvimento e da aquisição do conhecimento por parte de crianças e jovens com transtornos mentais – como autismo?

O Instituto SER nasceu em 1989 ao ser elaborado dentro de um Trabalho de Conclusão de Curso de Terapia Ocupacional. 

Com o propósito de apresentar um tratamento diferenciado para pessoas que, de alguma forma, precisavam de um olhar clínico individualizado para as suas necessidades de aprendizado educacional, o Instituto chega como esse caminho possível.

A equipe transdisciplinar sempre acompanhou toda a trajetória do Instituto SER. As disciplinas se entrelaçam em metas compartilhadas e a educação e a pedagogia fazem parte dessa equipe. 

A Escola Terapêutica Transdisciplinar vem para agregar valor e certificação formal a essas crianças e adolescentes, transformando legalmente sua escola também. 

Hoje, as crianças e adolescentes pertencem a um espaço acolhedor de respeito, que integra aprendizagens de habilidades e aquisições de conhecimento em todas as áreas. 

 

O que é uma Escola Terapêutica Transdisciplinar? O que significa esse novo conceito de aprendizagem e educação? 

A Escola Terapêutica Transdisciplinar é um conceito que fala do transcender as áreas de atuação multidisciplinares, estabelecendo metas e objetivos em comum. 

No Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), o comprometimento atinge todas as áreas do desenvolvimento e atendimento do educando e a ampliação de todas as suas habilidades se torna fundamental

A educação pedagógica e a clínica se unem em atendimentos que respeitam o indivíduo na sua totalidade.   

 

Quais os diferenciais da Escola Terapêutica Transdisciplinar? Qual sua metodologia? Quais profissionais ela inclui em suas jornadas ao lado dos educandos?

Hoje, as estratégias utilizadas para as adaptações do currículo seguem as metodologias com base em evidências científicas. Podemos citar a Clínica Psicomotriz, ABA, Denver, currículo funcional, PECs e Foortime.  

 

As Escolas Terapêuticas Transdisciplinares são reconhecidas pelo MEC?

O Instituto SER – Escola Terapêutica é uma escola reconhecida pelo MEC e atua no ensino fundamental de 1º ao 9º ano, na modalidade Especial. Após essa etapa, realiza ainda a parceria junto ao CEEJA (Centro Estadual de Educação para Jovens e Adultos), garantindo o Ensino Médio, direito de todas as pessoas.  

 

Quais anos de ensino ela oferece – do currículo escolar – e como é traçado seu plano pedagógico, capaz de aliar educação e saúde para atender às necessidades de aprendizado e desenvolvimento de cada indivíduo?

O Plano Pedagógico segue a individualidade de cada criança ou adolescente e realiza  adaptações curriculares pertinentes ao ano que está sendo cumprido. 

O olhar clínico e a equipe de apoio da área da saúde fortalecem as redes de conhecimento e as estratégias que ampliam as possibilidades de cada educando em sua escolarização e tratamento. 

 

Acolhimento, singularidade e respeito às diferenças são pilares que norteiam a escola. De que maneira prática estes conceitos podem ser vistos, sentidos e vividos na realidade dos educandos e de suas famílias? 

O Instituto SER atua há 31 anos com crianças, adolescentes e adultos com TEA. Há, constantemente, a capacitação e formação de profissionais em seus aspectos de conhecimento técnico e, principalmente, em seu desenvolvimento pessoal. 

Neste sentido, muitas outras áreas da ciência que reconhecem o trabalho com o ser humano se fazem presente e agregam aquilo que chamamos de currículo oculto, ou seja, as terapias sistêmicas, as terapias narrativas e as terapias comunitárias. 

Estar no Instituto SER é pertencer a um grupo de profissionais que respeita e doa aquilo que sabe. 

 

Quem pode se matricular na Escola Terapêutica Transdisciplinar do Instituto SER? Como se dá o processo de ingresso? Quais avaliações são feitas e como a família pode se preparar para elas? 

A Escola Terapêutica Transdisciplinar do Instituto SER recebe crianças e adolescentes com TEA. Para estar conosco, é preciso que haja o diagnóstico norteado por profissionais. Para o ingresso, é necessária uma entrevista que pode ser agendada pelos contatos telefônicos ou pelo e-mail: secretaria@institutoser.com.br.  

 

 

O Instituto SER oferece tratamento e escolarização por meio de metodologia própria e também por meio da metodologia ABA (Análise do Comportamento Aplicada), que contempla a estimulação contínua do repertório de atividades cognitivas, sociais e ocupacionais.

O SER é mantenedor da Clínica e da Escola Terapêutica Transdisciplinar – Modalidade Educação Especial de 1º ao 9º ano.

Para saber mais, acesse o nosso site

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on tumblr
Tumblr

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *