Lei de Cotas nº 8213/1991

A inovação, o empreendedorismo e o compromisso social são ferramentas para um processo contínuo de desenvolvimento e crescimento empresarial que lançam a organização a um novo paradigma social. A inclusão é parte deste amplo contexto.

A inclusão de pessoas com deficiência na sociedade em geral e principalmente no mercado de trabalho é um fato recente que começou com a criação da Lei de Cotas nº 8213/1991. Esta lei estabelece a obrigatoriedade das empresas cumprirem uma porcentagem como cota de pessoas com deficiência em relação ao total de empregados.

Com essa iniciativa surgiu mais um paradoxo no mundo empresarial.

Incluir portadores de deficiência no quadro de funcionários pode trazer uma série de vantagens às empresas, tanto do ponto de vista corporativo quanto com relação à imagem da empresa perante seu mercado e a sociedade.

Internamente existem indicativos de melhora no clima organizacional a partir da inclusão de colaboradores com deficiência. É comum, por exemplo, encontrar funcionários sem deficiência que passam a ter orgulho da empresa em que trabalham, pelo fato de perceberem que ela acredita na diversidade e no potencial do ser humano. Para muitos funcionários, a organização passa a ter um diferencial no desenvolvimento de pessoas.

No que diz respeito à imagem institucional, os ganhos alcançados pela empresa que inclui pessoas com deficiência, também podem ser traduzidos através da percepção positiva do ponto de vista do consumidor. Não há dúvidas de que o cliente passa a enxergar essa empresa como uma organização que não visa apenas o lucro, mas que atua com a responsabilidade social.

Conheça mais sobre nossa visão e proposta às empresas  para que possam cumprir a Lei de Cotas nº 8213/1991 e inserir pessoas deficientes em seu quadro de funcionários com a produtividade desejada e necessária.

Instituto SER

Rua Arnaldo Barreto, 681
São Bernardo, Campinas - SP
CEP: 13030-420
Fone/Fax: 19 3272-2520

© 2014 - Todos os direitos reservados - Instituto SER - Senso' Educação Reintegrada Ltda.